Tribuna Livre
Durante a realização da última sessão ordinária realizada na segunda-feira, 16 de agosto, a Câmara Municipal de Iaras deu início ao projeto denominado Tribuna Livre, como forma de garantir importante instrumento para o exercício da cidadania ao povo de Iaras.
A Tribuna Livre consiste em um espaço e o direito de uso da palavra durante as reuniões ordinárias para os cidadãos se expressarem sobre assuntos de interesse da comunidade local e apresentação de suas reflexões como forma de orientação para melhoria das ações do governo municipal.
O projeto para criação da Tribuna Livre foi de iniciativa da Vereadora Tita do Assentamento (Marilucia Pereira de Souza), que contou com o apoio dos demais vereadores para sua aprovação por unanimidade.
De acordo com a autora do projeto, a Vereadora Tita do Assentamento, a Tribuna “é a expressão ideal de quando chamamos a Câmara de a 'Casa do Povo'. Pois ali o cidadão pode expressar os seus anseios quanto aos andamentos do Poder Legislativo e Executivo.”
O primeiro cidadão a utilizar do espaço democrático da Tribuna Livre foi o professor Ronaldo Pereira de Souza e teceu grandes elogios ao Poder Legislativo pela brilhante iniciativa de garantir voz a toda população de Iaras.
A Tribuna Livre acontece durante após a ordem do dia das sessões ordinárias e cada cidadão interessado pode falar por 10 minutos, mediante inscrição prévia, limitada ao número de 02 inscritos por sessão.
O requerimento dos interessados deve ser protocolado na secretaria da Câmara, até às 17 horas da quarta-feira que antecede à sessão ordinária em que pretende fazer uso e deverá ser feito de forma escrita contento a descrição do assunto que será abordado e qualificação completa do interessado, lembrando que o assunto a ser tratado deve estar diretamente ligado e que diga respeito ao município de Iaras.
Com esse importante espaço democrático, o Poder Legislativo de Iaras garante o cumprimento do disposto no parágrafo único do artigo primeiro da Constituição Federal, ao estabelecer que “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”