A câmara e os Três Poderes
Você sabe o porquê da existência dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário? E por que eles foram divididos?
Essa divisão é resultado de um debate antigo. Filósofos famosos argumentavam que o poder não poderia ficar concentrado em apenas um lugar, pois causaria injustiças e corrupções. Séculos mais tarde, esse debate resultou na seguinte repartição: Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário. Mas o que cada um faz?
Poder Legislativo é responsável por elaborar e fiscalizar a execução das leis. Ela se divide em algumas esferas: federal (deputados federais e senadores), estadual (deputados estaduais) e municipal (vereadores). É nesse último que a Câmara Municipal aparece.
Poder Executivo, assim como seu nome sugere, é responsável por executar as leis, propor planos e administrar interesses públicos. Também se divide em três esferas: federal (presidente da república e ministros indicados por ele), estadual (governadores estaduais) e municipal (prefeitos).
Poder Judiciário é responsável por interpretar a lei e julgar os casos. É representado pelos juízes, ministros e desembargadores.
Como podemos ver, a Câmara Municipal abriga o Poder Legislativo de um município. Daqui saem as formulações de leis, aprovações ou vetos de ações da prefeitura.