1° de Maio: Dia Internacional do Trabalho
No primeiro dia de maio, comemora-se o Dia Internacional do Trabalho. A data, celebrada em mais de 90 países, surgiu em 1889 em um congresso realizado em Paris. O evento contou com a presença de diversos sindicatos e partidos socialistas da Europa.
A decisão foi uma homenagem aos trabalhadores do Estados Unidos. Eles se reuniram no dia 01 de maio de 1886 para reivindicarem a redução de carga horária máxima de trabalho diário. Existiam trabalhadores que trabalham 14 horas por dia, tamanha a precariedade das condições de trabalho.
Em contrapartida, policiais foram mandados para controlar os manifestantes. A confusão que se iniciou, resultou na morte de 11 pessoas (manifestantes e policiais) e mais de 130 feridos. Mais de 100 sindicalistas foram presos. Desses, sete foram condenados a sentença de morte. Quatro manifestantes foram enforcados. E, finalmente em 1893, foi concedido o perdão aos sobreviventes.
O evento trágico permitiu que o tema se tornasse visível e popular. O resto do mundo começou a avançar no debate sobre direitos trabalhistas e motivar as mudanças necessárias. No Brasil, a data foi decretada em 1925. Em 1945, Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei n° 5.452, que garante direitos básicos aos trabalhadores.
Anualmente, nosso município promove o tradicional torneio de pesca no Lago da Limeira em comemoração ao dia. Nesse ano, além da pescaria, haverá shows nos dias 29 e 30 de abril. A Câmara Municipal parabeniza todos os trabalhadores Iarenses e deseja que todos aproveitem o seu dia!